logo-cabecalho-site-refu-v3_v2.png

CAPÃO DAS IMBUIAS

 

   Setor de escalada teve o início de desenvolvimento no final de 2016, pelos escaladores João Paulo (PC) Fontes, Alexandre (Preto) Saad e Guilherme (Guarda) Forbeck. Trata-se de uma parede de arenito de aproximadamente 10m de altura, próximo do Setor da Onda, Área das Furnas do Passo do Pupo, no Parque Nacional dos Campos Gerais. Batizamos o Setor com esse nome devido à quantidade de Imbuias (Ocotea Porosa) na base do Setor. 

   

   A parede é bem abrigada de sol, vento e chuva, mostrando-se uma boa opção para escalada em dias de chuva.

   O Capão das Imbuias possui atualmente 3 vias de escalada, que possibilitam uma boa prática da movimentação típica de vias negativas. 

 

   Abaixo é mostrado um croqui (ainda preliminar) do setor. 

   O Capão das Imbuias fica localizado próximo da Furna Grande, área das Furnas do Passo do Pupo. A visitação nas Furnas do Passo do Pupo inicia no Refúgio das Curucacas Ecoturismo, onde são realizados os trâmites preliminares para a visitação.

 

   O acesso pode ser feito com veículo ou por trilhas ecológicas.

 

   A taxa de visitação é de R$ 30,00 por visitante. Escaladores e moradores de PG (com comprovação)pagam meia. 

 CUIDADOS

 

- Deve-se ter o cuidado de só andar pela trilha. Na base do setor, há galhos e pedras delimitando a área de trânsito, para conservar a vegetação local, que é sensível e ameaçada de extinção;
- Não é permitido acampamento, fogueiras ou deixar lixo. Resíduos de frutas devem ser espalhados na mata, cuidando com a poluição visual;
- É obrigatório o uso de capacete, pode haver quebra de agarras;
- Recomenda-se também o uso de proteção na fita da virada do teto, para evitar danificar por abrasão.