Refugio_das_Curucacas_logo_v2_curucacas_texto_bco.png

 

Trilha Ecológica: Circuito da Furna Grande

 

   Em 13 de abril de 2019, fizemos mais uma trilha ecológica. Desta vez, o roteiro foi o Circuito da Furna Grande, roteiro autoral que passa por atrativos naturais como corredores ecológicos do Rio Quebra Pedra, Pedra da Onda e Furna Grande (Dolina Grande).

 

Furna Grande_geral_01.redimensionado.png

   Começamos nossa caminhada a partir do Refúgio das Curucacas, e logo fomos para dentro de um dos Corredores Ecológicos do Rio Quebra Pedra (rio que forma o Buraco do Padre, antes de desaguar no Rio Quebra Perna). Neste trecho, há uma possibilidade maior de observação da fauna local. O Silêncio contribui para avistar aves.

 

   Após sair da sombra da mata do corredor ecológico, caminhamos até A Pedra da Onda, interessante formação de arenito. Junto à PEdra da Onda, há um setor de escalada com 16 vias.

   Subimos o Espigão de Arenito e fomos a outro corredor ecológico, também da Bacia Hidrográfica do Rio Quebra Pedra.

   Fomos, então, para a Furna Grande. A Furna Grande possui cerca de 400m de diâmetro e 70m de profundidade, e, como a maioria das furnas, possui relevante importância ecológica, por armazenar água em maior profundidade, facilitando sua chegada em lençois freáticos. Belo atrativo natural para contemplação da paisagem, observação de aves e espécies vegetais.

   Iniciamos, então nosso retorno Ao Refúgio, desta vez pela borda do corredor ecológico.

   Agradecemos a@s caminhantes Gilce, Elias, Pauline e Rafaella pelos bons momentos. Até a próxima!