Refugio_das_Curucacas_logo_v2_curucacas_texto_bco.png

 

UMA CAMINHADA ECOLÓGICA COM A TRADIÇÃO DA COLHEITA DA MACELA

 

   Em  19/04/2019, Sexta Feira Santa, realizamos a Caminhada da Macela, uma caminhada ecológica que revisita a tradição da região sul da colheita da macela. Acredita-se que a colheita da macela, feita antes do sol nascer, traga mais eficiência ao chá das flores.

 

   Saímos do Refúgio às 05:30h, antes do sol raiar, para uma caminhada contemplativa, ouvindo as últimas aves noturnas (o Uru cantou várias vezes quando estávamos na borda do Corredor Ecológico). Quem desejou, colheu algumas Macelas.

Créditos das fotos: Alessandro Chagas (Projeto Arqueo Trekking)

   A macela (macela-do-campo, macelinha, macela de travesseiro, carrapichinho-de-agulha, camomila nacional) é uma planta arbustiva que ocorre em campos sulinos, de aroma agradável e flores amarelas. Acredita-se que a infusão de suas flores, desidratadas em sombra, tem importantes propriedades medicinais (antiespasmódica, sedativa, antibiótica, antiinflamatória, adstringente, entre outras que incluem até mesmo o clareamento de cabelos).

57180295_2683254148411988_8579260249649709056_n.jpg

Créditos da foto: Alessandro Chagas (Projeto Arqueo Trekking)

   Seguimos rumo à Furna Grande. Já no aclive final da Trilha Refúgio das Curucacas - Furna Grande, pudemos contemplar o lindo Pôr da Lua.

Créditos das fotos: Alessandro Chagas (Projeto Arqueo Trekking) / Anna Rachel

   Fomos até o Sofá Rupestre, uma formação rochosa que possibilita sentar-se confortavelmente para apreciar o Nascer do Sol ou da Lua. O Sol demorou a aparecer, havia uma densa camada de nuvens no horizonte, erguendo-se junto com o Sol, em uma "disputa acirrada".

Créditos das fotos: Alessandro Chagas e Emanuele Lima (Projeto Arqueo Trekking) / Guilherme Forbeck

   Com o Sol já elevado, fomos contemplar a Furna Grande, com suas belas paredes e vegetação interior, ainda conservada. A Furna Grande possui cerca de 400m de diâmetro e 70m de profundidade, e, como a maioria das furnas, possui relevante importância ecológica, por armazenar água em maior profundidade, facilitando sua chegada em lençois freáticos. 

Créditos das fotos: Anna Rachel / Cauê Quadros (Alv's Garage)

   Retornamos ao Refúgio das Curucacas, contemplando, agora de dia, nossas belas paisagens, corredores ecológicos, fauna e flora locais, além daquela boa prosa de trilha.

   A@s Caminhantes que participaram, fica a nossa gratidão pela parceria e boa companhia, e o convite para caminharmos juntos outras vezes. As próximas caminhadas estão em nossa agenda.

50 (cópia).redimensionado.jpg

Créditos da foto: Alessandro Chagas (Projeto Arqueo Trekking)