Refugio_das_Curucacas_logo_v2_curucacas_texto_bco.png

CURSO BÁSICO DE ESCALADA - CBE

 

   A escalada é uma atividade que proporciona momentos incríveis, mas tem riscos associados. Os riscos precisam ser identificados e tratados, o equipamento precisa ser certificado e os procedimentos precisam ser padronizados. 

 

   O Curso Básico de Escalada tem como objetivo geral transmitir o conhecimento necessário, de forma sistematizada, para uma escalada segura.

WhatsApp Image 2019-07-25 at 3.48.10 PM.jpeg

Créditos da foto: Guilherme Forbeck

   O Curso é modularizado, visando facilitar a agenda para tod@s. São, ao todo, 5 módulos, sendo:

- Módulo 1: Teoria

 

   Contextualização da escalada, seus estilos, modalidades e equipamentos. Demonstração de operação segura de cada equpamento e alguns modos de falha. Algumas equações que permitem um melhor entendimento de aspectos importantes, como fator de queda e distribuição de força de impacto.

- Módulo 2: Teoria e Nós

 

   Continuidade do módulo 1, este módulo finaliza a discussão sobre equipamentos. Principais nós usados na escalada. Ancoragens e Paradas. Discussão sobre o Código de Ética da Escalada e Montanhismo. 

- Módulo 3: Técnicas Verticais e Escalada em Muro Artificial

 

   Asseguramento e escalada em top rope. Montagem de parada. Rapel. Ascensão e descida por cordas fixas. Prática de Escalada em Muro Artificial com colocação  de costuras. 

- Módulo 4: Prática de Escalada em Rocha

 

   Asseguramento e escalada em top rope. Montagem de parada. Rapel. Prática de asseguramento e escalada em rocha guiando. 

- Módulo 5: Prática de Escalada em Rocha

 

   Asseguramento e escalada em rocha guiando. Montagem de parada. Rapel.

   Utiliza-se somente equipamento certificado, sendo todo o equipamento fornecido por nossa equipe. É obrigatório o uso de capacete de escalada (fornecido por nossa equipe) nos módulos 3, 4 e 5. Todos os procedimentos adotados são padronizados. Os módulos 3, 4 e 5 contemplam seguro individual durante a atividade. 

 

   O curso é ministrado por Guilherme Forbeck, escalador com 26 anos de experiência comprovada (CBE em 1993 com Ronaldo Franzen Junior - NativO), filiado à FEPAM (Federação Paranaense de Montanhismo) e ao GECP (Grupo de Escalada Cidade de Pedra), capacitado para resgate, engenheiro de materiais e mestre em Ciência e Eng.MAteriais.