logo-cabecalho-site-refu-v3_v2.png

CICLOTURISMO NAS FURNAS DO PASSO DO PUPO

   Roteiro desenvolvido para a visitação das Furnas do Passo do Pupo e Setor da Onda com bicicleta. O percurso proposto tem 5,4 km de extensão. Esse roteiro é realizado no interior de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, o Parque Nacional dos Campos Gerais. 

 

   A experiência inicia na Recepção de Visitantes e finaliza na Recepção de Trilhas, no Refúgio das Curucacas. Clique aqui para a localização da Recepção de Visitantes.

   Na Recepção de Visitantes fazemos a acolhida d@s visitantes, mostrando os mapas dos roteiros autoguiados para a visitação dos atrativos.

   A acolhida segue com as instruções sobre a Conduta em Ambiente Natural e Principais Riscos, mostrados abaixo:

Briefing_material_v2_ciclistas.jpg

   Após as informações preliminares, é preenchido um Termo de Conhecimento de Riscos e Corresponsabilidade. Havendo interesse em já trazê-lo preenchido, basta clicar no link.

VISITAÇÃO AUTOGUIADA

 

   A visitação autoguiada é permitida somente na parte externa das Furnas, dada a sensibilidade da vegetação e riscos envolvidos. Para a visitação ao interior das Furnas, oferecemos um roteiro guiado de geoturismo, a Imersão nas Furnas. Esse roteiro permite um contato ainda mais íntimo com a biodiversidade e geodiversidade de nossa região.

TRILHAS INTERPRETATIVAS

 

   Entendemos que a interpretação da paisagem agrega valor à visitação, traz conhecimento e reflexões  importantes. Por isso, oferecemos um material de interpretação para ser usado durante a visitação: o painel de vegetação de campo rupestre e o mini guia de aves do Parque Nacional dos Campos Gerais, ambos produzidos pela UEPG, em parceria com o ICMBio. 

O ROTEIRO

 

   Após os trâmites preliminares na recepção, siga pela estrada interna (mostrada em vermelho), passando pelo estacionamento das Furnas Gêmeas e seguindo pela estrada sinalizada em azul até o Totem da Furna Grande (imagens mostradas na galeria abaixo). 

    A partir do Totem da Furna Grande, a trilha é bimodal (para caminhada e bike) até a chegada nos arenitos. 

    Para acessar os arenitos, em qualquer um de nossos atrativos, deve-se deixar a bike e fazer caminhando, para evitar danificar os arenitos (de mais de 400 milhões de anos) e a vegetação de campo rupestre (atualmente há somente 0,1% de remanescente, em relação à década de 1950). Há sinalização mostrando os pontos em que deve-se deixar a bicicleta. 

   No Mirante Norte da Furna Grande, pode-se perceber a grandeza da Furna, com seus 410m de diâmetro principal e 72m de profundidade.

    Pode-se acessar o Mirante Sul e/ou outros mirantes naturais intermediários da Furna Grande, seguindo pela trilha mostrada abaixo, em verde (sinalização fosforescente, na trilha). O percurso tem 420m de extensão e conduz a um ponto com alguns banquinhos e sombra na parte da tarde. Para acessar os arenitos, deixa-se a bike.  


   Ao caminhar pelas lajes de arenito, cuide sempre para não pisar na vegetação de campo rupestre (entre pedras). Precisamos conservar essa incrível fitofisionomia, já ameaçada de extinção e com espécies endêmicas, como o cacto-bolinha e o lírio-vermelho.

   A partir dos banquinhos do Mirante Sul, inicia a trilha verde, cujo modal é exclusivamente caminhada, e dá acesso à Pedra da Onda. Pode-se aproximar da Pedra da Onda de bike, por caminho específico,mostrado no Roteiro de Cicloturismo nas Furnas e Pedra da Onda.

   Dando sequência ao roteiro, retorne com a bike até o Totem da Furna Grande, e então siga por 900m até o Totem do Estacionamento das Furnas Gêmeas, onde a estrada em azul torna-se uma trilha estreita de 200m que dá acesso ao Totem das Furnas Gêmeas, onde deve-se deixar a bike para visitar as Furnas. 

    O percurso sugerido para visitação das Furnas Gêmeas, mostrado em verde, não está sinalizado, para manter as características originais da paisagem e não interferir nas fotos. O trajeto sugerido possui 550m de extensão e possibilita contemplar diferentes perspectivas da paisagem.

 

   Deve-se atentar para o trecho de 50m entre sinalizações de cor vermelha. Há um colmeia nas proximidades, dentro da Furna, e o silêncio é uma medida de segurança. 

   Seguindo o roteiro, retorne para a bike, no Totem das Furnas Gêmeas, onde inicia a trilha amarela, que também é bimodal (caminhada e bike). Um trecho de 800m de extensão, predominantemente em descida, leva você até a borda sul do Povoado Passo do Pupo, seguindo pela trilha amarela até o Totem 1. 

   No Totem 1, vire à direita, seguindo por mais 300m pela sinalização branca até o Refúgio das Curucacas, onde deve-se informar a chegada, para que seja dada baixa no Termo. 

 

   No Refúgio das Curucacas, temos um camping ecológico, com 6 espaços de acampamento, 2 cozinhas comunitárias, 3 sanitários secos, muro de escalada e wifi.

MATERIAL MÍNIMO:

 

- capacete;
- calçado fechado para caminhar nas lajes de arenito (sapatilha pode causar acidente e/ou gerar dano nos arenitos);
- água potável suficiente para beber;
- agasalho para frio;
- corta vento ou outro tipo de agasalho impermeável;
- protetor solar;
- repelente de insetos;
- lanterna;
- medicamentos de uso pessoal;
- saco de lixo.

INFORMAÇÕES GERAIS:

 

Percurso total: 5,4 km

 

Tempo médio: 01:00 h de pedal + tempo de contemplação

 

Estão incluídos:

- day-use no Parque;

- operadora credenciada CADASTUR;

- equipe de monitoramento;

- EPI para aventura segura: perneiras;

- material de interpretação (mini guias de aves e de vegetação de campo rupestre)

- seguro aventura, facultativo.