CIRCUITO AUTOGUIADO DO CORREDOR DO RIO QUEBRA PEDRA com BANHO DE FLORESTA
* ESTA TRILHA ENCONTRA-SE INTERDITADA, EM VIRTUDE DE DANOS GERADOS POR GADO NO TRECHO "LARANJA".
Convidamos você e seu grupo para conhecer um pouco mais do Parque Nacional dos Campos Gerais, em um agradável circuito pelo Corredor do Rio Quebra Pedra. O circuito é predominantemente plano, passa pela borda do Corredor e por dentro dele.
Corredores têm relevante importância, por conectarem bosques e demais fragmentos, servindo como corredores de passagem para a fauna silvestre, sua alimentação e reprodução. Por ocasião da passagem da fauna, ocorre a dispersão de sementes, que ajuda na regeneração da vegetação local.
O circuito tem 3,5 km de extensão e dificuldade leve superior (classificação básica CBME).
Após a liberação na recepção do Refúgio das Curucacas, inicia a caminhada. Abaixo é mostrado um vídeo com as orientações sobre a trilha.
A trilha passa por dentro de um bosque onde propomos a técnica chamada banho de floresta*.
* A técnica, que vem do japonês "Shinrin Yoku", propõe uma experiência meditativa, de silêncio, observação e trocas entre ser humano e a natureza do entorno. Atualmente, a técnica é usada como forma de medicina preventiva, tendo mostrado resultados na diminuição de cortisol, o principal hormônio causador do estresse, ansiedade e depressão, podendo ainda trazer melhorias na concentração e imunidade.
Créditos: Guilherme Forbeck e Letícia Graf.
Material mínimo para a caminhada:
- Calçado fechado;
- Perneira (oferecemos aqui no Refúgio, sem custo adicional);
- 1,0L de Água para beber;
- Lanche de trilha (se julgar necessário);
- agasalho para frio;
- corta vento ou outro tipo de agasalho impermeável;
- boné / chapéu;
- protetor solar;
- Repelente de insetos;
- Lanterna;
- medicamentos de uso pessoal;
- saco de lixo.
Para que se tenha uma referência das classificações utilizadas para nossas trilhas, abaixo é mostrada a tabela de classificação básica de trilhas (CBME / FEMERJ):