Refugio_das_Curucacas_logo_v2_curucacas_texto_bco.png

CIRCUITO DA FURNA GRANDE

   Convidamos você e seu grupo para caminhar conosco por este circuito, para conhecer e contemplar aspectos ecológicos, de biodiversidade e geodiversidade de nossa região, passando por belos atrativos naturais, como corredores ecológicos do Rio Quebra Pedra, Furna do Anfiteatro, Pedra da Onda e Furna Grande (Dolina Grande).

   A atividade inicia no Refúgio das Curucacas Ecoturismo, onde fazemos um briefing, com informações sobre o local da atividade, biodiversidade, geodiversidade e conduta no ambiente natural, os principais riscos e seus tratamentos. 

   A caminhada começa pela borda do Corredor Ecológico do Rio Quebra Pedra (rio que forma a cachoeira do Buraco do Padre), local de grande importância ecológica, favorecendo o deslocamento da fauna silvestre para alimentação, reprodução, etc.  

Créditos da foto: Alessandro Chagas (Guia de turismo CADASTUR - Projeto Arqueotrekking)

   A trilha passa pela Furna do Anfiteatro, onde pode ser avistada uma feição relacionada ao fenômeno "pipping".

  Seguimos até a Pedra da Onda, formação de relevo ruiniforme, que forma verdadeiras esculturas naturais no arenito. Nesse Setor, há outras formações também, como o Naufrágio, bloco que parece um navio encalhado. Além das formações, o Setor da Onda abriga 17 vias de escalada esportiva.

  A biodiversidade da região pode ser apreciada na fauna e flora. diversas espécies de aves podem ser observadas na região, e, com sorte, alguns indivíduos terrestres, como o cachorro-vinagre, gato-do-mato, sussuarana, veado campeiro, veado catingueiro, tatu, irara, lobo-guará, ...

   Além da fauna, diversas espécies de flora podem ser vistas na região, desde belas araucárias e imbuias até espécies de campos rupestres, como o cactus-bolinha, rainha do abismo, petúnia, bromélias e orquídeas.

   Avançamos para a Furna Grande, que é um orifício crateriforme de cerca de 400m de diâmetro e 70m de profundidade, formado naturalmente por desabamento. Belo atrativo natural para contemplação da paisagem, observação de aves e espécies vegetais.Pratica-se escalada na Furna Grande, onde há, atualmente, 19 vias de escalada.

   A Furna Grande, como a maioria das furnas, é considerada uma área de recarga do aquífero, possuindo relevante importância ecológica, já que conduz água em maior profundidade.

Furna Grande_geral_01.redimensionado.png

Créditos da foto: Cauê Quadros (Alv's Garage)

   Retornamos, então, ao Refúgio das Curucacas Ecoturismo, para aquele descanso, sob o canto das Curucacas, no sossego da mata.

Material mínimo para a caminhada:

 

- 1,5L de Água para beber;

 

- Lanche de trilha (se julgar necessário);

 

- agasalho;

 

- corta vento ou outro tipo de agasalho impermeável;

 

- Repelente de insetos;

 

- Lanterna.

INFORMAÇÕES GERAIS:

 

Data / hora: Operamos mediante agendamento ou conforme nossa agenda

 

Percurso total:5,5 km

 

Tempo médio:3 horas

 

Classificação básica de dificuldade (FEMERJ): leve superior

 

Contribuição: R$ 30,00 (sem seguro);

                          R$ 35,00 (com seguro).

 

Estão incluídos:

- Estacionamento para o automóvel no Refúgio das Curucacas Ecoturismo;

- Taxa de visitação e manutenção de trilhas nos atrativos;

- Guias / condutores locais;

- EPI para aventura segura: perneiras;

- seguro individual.

 

contatos para informações:

- telefone / whatsapp: 42 99930-5500

- email: contato@refugiodascurucacas.com.br

Para que se tenha uma referência das classificações utilizadas para nossas trilhas, abaixo é mostrada a tabela de classificação básica de trilhas (FEMERJ):

 

Refugio_classificacao basica de trilhas femerj.jpg

    A previsão do tempo (windguru) da região do Passo do Pupo pode ser vista em nosso site, clicando aqui.