Refugio_das_Curucacas_logo_v2_curucacas_texto_bco.png

FURNAS DO PASSO DO PUPO - APROXIMAÇÃO COM VEÍCULO

   Quando o grupo deseja fazer a aproximação dos atrativos com veículo, é na Recepção de Visitantes que inicia a experiência. Clique aqui para a localização da Recepção de Visitantes.

   Na Recepção de Visitantes fazemos a acolhida d@s visitantes, mostrando o mapa de acesso aos estacionamentos dos atrativos (Furnas Gêmeas, Furna Grande e Pedra da Onda). Os veículos devem ficar nas áreas indicadas para estacionamento.

Visitacao FPP_v2.jpg

   A acolhida segue com as instruções sobre a Conduta em Ambiente Natural, mostradas abaixo:

Briefing_visitantes.jpg

   Após as informações preliminares, é preenchido um Termo de Conhecimento de Riscos e Corresponsabilidade. Havendo interesse em já trazê-lo preenchido, basta clicar no link.

 

   A entrada custa R$ 20,00 por visitante, e dá direito à visitação dos atrativos (Furnas Gêmeas / Furna Grande / Pedra da Onda). Crianças de 7 a 11 anos pagam meia. Aceitamos pagamento em PIX, cartão e em espécie. Damos preferência ao PIX.

RESTRIÇÕES

 

   Como a visitação se dá no interior de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral (Parque Nacional dos Campos Gerais), não é permitida a entrada com animais domésticos. Animais domésticos podem interferir na dinâmica da fauna local, causando desequilíbrio. Também não é permitido o consumo de bebida alcoólica no Parque. 

 

   A visitação autoguiada é permitida somente na parte externa das Furnas, dada a sensibilidade da vegetação e riscos envolvidos. Para a visitação ao interior das Furnas, oferecemos um produto de experiência geoturística, a Imersão nas Furnas. Esse roteiro permite um contato ainda mais íntimo com a biodiversidade e geodiversidade de nossa região.

TRILHAS INTERPRETATIVAS

 

   Entendemos que a interpretação da paisagem agrega valor à visitação, traz conhecimento e reflexões  importantes. Por isso, oferecemos um material de interpretação para ser usado durante a visitação: o painel de vegetação de campo rupestre e o mini guia de aves do Parque Nacional dos Campos Gerais, ambos produzidos pela UEPG, em parceria com o ICMBio. 

FURNAS GÊMEAS

 

   Para seguir para o estacionamento das Furnas Gêmeas, segue-se pela estrada interna (mostrada em vermelho) por 700m. A área de estacionamento está sinalizada com placas.

   A partir da área de estacionamento, caminha-se a partir do totem pela trilha azul, por 300m, chegando nas Furnas Gêmeas. O percurso mostrado em verde não está sinalizado, para manter as características originais da paisagem. É uma sugestão de trajeto que possibilita contemplar diferentes perspectivas da paisagem. O trajeto em verde possui 550m de extensão.

FURNA GRANDE

 

  A partir do estacionamento das Furnas Gêmeas, segue pela estrada interna (mostrada em azul) por 900m até o estacionamento da Furna Grande. 

    Caminha-se a partir do totem pela trilha branca, por 200m, chegando no Mirante Norte da Furna Grande, onde percebe-se a grandeza da Furna, com seus 410m de diâmetro principal e 72m de profundidade.

 

   O percurso em verde tem 420m de extensão e conduz ao Mirante Sul da Furna, onde há alguns bancos com sombra na parte da tarde. 

    A partir dos banquinhos do Mirante Sul, inicia a trilha que dá acesso à Pedra da Onda. A trilha, mostrada em verde no mapa abaixo, tem 550m de extensão, e é sinalizada com fitas verdes e com pequenos totens de pedra. É importante prestar atenção na sinalização. A extensão total da trilha verde a partir do estacionamento é de 2,4km, ida e volta.

    A caminhada pode ser feita também na forma de circuito emendando a trilha verde na mostrada em azul, conforme mostra o mapa acima. Na forma de circuito, a caminhada tem 2,9km a partir do estacionamento.

Contato (fone / whatsapp):

 

Refúgio das Curucacas Ecoturismo: (42) 99930-5500   

 

contato@refugiodascurucacas.com.br