Refugio_das_Curucacas_logo_v2_curucacas_texto_bco.png

Política de Gestão:

   Temos uma política de gestão que engloba o gerenciamento de ruído, cozinha comunitária e resíduos, de modo a prezar pelo bem estar coletivo e pelo meio ambiente.

 

    Nossa política de gestão é descrita a seguir:

 

 

Ruído:

 

- Procuramos ouvir o som das aves e ter uma boa relação com elas. Caso o grupo tenha interesse em ouvir música, informamos que não é permitido o uso de caixas de som amplificadas. Para estes casos, recomendamos o uso de aparelhos celulares, em baixo volume sonoro, de modo a não interferir na experiência dos demais hóspedes. O limite de horário é 22:00h;

 

- A conversação depois das 22:00h deve respeitar o descanso d@s demais hóspedes e fauna local.

 

 

Cozinha comunitária:

 

- A cozinha é entregue limpa a@s hóspedes, cabe a@s hóspedes manter o espaço limpo e organizado (panelas não devem ser deixadas nas geladeiras), evitando assim cobrança de taxa de limpeza;


- Caixas de mantimentos e demais pertences não devem ser deixados na cozinha. A cozinha tem capacidade para 16 pessoas, simultaneamente, e a capacidade é reduzida quando são deixados pertences de maior volume. Há prateleira para deixar celulares e equipamentos eletrônicos em recarga;

 

- Copo ou prato quebrados implicam no pagamento de Taxa de reposição de R$ 10,00.

 

Informações gerais e apresentação da cozinha podem ser vistas clicando aqui.

 

 

Resíduos:

 

- Os resíduos da cozinha são separados em 4 tipos:

 

    a) Orgânicos: Neste contenedor são colocados os resíduos alimentares (exceto carne, leite e derivados) e orgânicos em geral. Estes resíduos são destinados para nossas composteiras, onde as minhocas vermelhas transformam os resíduos alimentares em húmus.

 

    b) Lixo do aterro: todo resíduo que não for orgânico ou reciclável limpo deve ser colocado neste contenedor. Este resíduo é destinado ao aterro sanitário. Procuramos gerar o mínimo possível de lixo para o aterro, já que trata-se de uma destinação menos ecológica.

 

   c) Latas de Alumínio: ao consumir produtos em latas de alumínio, pedimos que seja feito o enxague, para depois destinar no contenedor de latas.

 

   D) Reciclável limpo: os resíduos recicláveis devem ser limpos antes de descartados neste contenedor. Não existe a classe de resíduos reciclados sujos. Estes são destinados ao aterro sanitário.

 

A imagem mostra a localização do contenedor de cada resíduo:

Cozinha_indicacao contenedores residuos_sem_frame.jpg

         - Gerenciamos também os resíduos de nossos sanitários ecológicos. A matéria orgânica de nossos basóns  (serragem, fezes e cinzas) é armazenada por um ano para compostagem e cura, retornando à terra na forma de adubo.

 

Estamos sempre à disposição para conversar pessoalmente.