SETOR MACARRÃO
Setor de escalada cujo nome refere-se ao nome de uma via conquistada em 1994 (Macarrão - VI) por Demian P. Souza, Guilherme forbeck, Julio (Primata) Lanznaster e Wilson T. Souza.
Em 2000, os escaladores Marcelo (Tereza) Justus e Alisson Caovilla equipam uma via de 20m em um anfiteatro à esquerda da via Macarrão, via esta que foi escalada em livre em 2004, pelos escaladores Edmilson Padilha, Valdesir Machado e Willian Lacerda. Inicia-se, então, o desenvolvimento do Setor Macarrão, que teve a contribuição de muitos escaladores da região.
Atualmente, é um dos setores de escalada mais visitados de Ponta Grossa, pela qualidade da rocha e da base da via, plana e abrigada de sol e chuva.
O acesso é feito a partir da portaria do Buraco do Padre, onde deixa-se o veículo e caminha-se na estradinha para o leste por um percurso de aproximadamente 1200m.
Há uma taxa de visitação de R$20,00 (meia entrada para estudantes, professores e doadores de sangue, com comprovação).
Abaixo é mostrado um mapa com o acesso ao Setor Macarrão, na parte da frente (Macarrão 1) e de trás (Macarrão 2).
Abaixo são mostrados os croquis do Setor Macarrão 1 e 2, gentilmente cedidos pelo escalador Willian Lacerda, um dos principais desenvolvedores do Setor.
Setor Macarrão 1 (Frente):
Setor Macarrão 2 (Trás) - 1ª cordada:
Setor Macarrão 2 (Trás) - 2ª cordada:
CUIDADOS
- Deve-se ter o cuidado de só andar pela trilha e conservar a vegetação local, que é sensível;
- Não é permitido acampamento, fogueiras ou deixar lixo. Resíduos de frutas devem ser espalhados na mata, cuidando com a poluição visual;
- Recomenda-se fortemente o uso de capacete, pode haver quebra de agarras.