logo-cabecalho-site-refu-v3_v2.png

TRAVESSIA REFÚGIO DAS CURUCACAS - BURACO DO PADRE

 

   Convidamos você para uma linda travessia (somente ida ou volta caminhando) pelo Parque Nacional dos Campos Gerais, com 10 km de extensão e dificuldade moderada superior. Uma caminhada que passa por furnas, fendas, remanescentes de campos sulinos, formações de relevo ruiniforme, corredor do Rio Quebra Pedra, e cachoeiras, percorrendo belos atrativos naturais de nossa região, as Furnas do Passo do Pupo e Buraco do Padre.

Créditos: Mari Prerslak

   A atividade inicia como briefing on line, em dia anterior à atividade. O briefing on line é a apresentação de informações preliminares sobre o local da atividade, biodiversidade, geodiversidade e conduta no ambiente natural, os principais riscos e seus tratamentos.

      A caminhada inicia no Refúgio das Curucacas, seguindo até as Furnas Gêmeas. As Furnas Gêmeas são poços de desabamento, assim chamadas pela sua proximidade, separadas somente por uma espécie de "ponte de pedra". A Furna 1 (mais ao fundo, na imagem abaixo) possui 38m de profundidade e a Furna 2 possui 54m. Nas Furnas Gêmeas fazemos a contemplação da paisagem, identificação de espécies de vegetação de campo rupestre, observação de aves e interpretação da geodiversidade local.

Créditos: Laertes Soares

   Passamos pela Furna do anfiteatro e chegamos na Furna Grande. A Furna Grande é um orifício crateriforme com 410m de diâmetro e 72m de profundidade, formada por desabamento, causado pela circulação de água subterrânea através de fraturas. Como toda Furna de nossa região, possui grande importância ecológica, já que conduz água em profundidade, recarregando o Aquífero Furnas. Apresenta microclima diferenciado, mais fresco que a parte externa, dada a presença de sombra, árvores e umidade.

Furna Grande_geral_01.redimensionado.png

Créditos: Alv's Garage

   A biodiversidade da região pode ser apreciada na fauna e flora. Diversas espécies de aves podem ser observadas na região, e, com sorte, alguns mamíferos terrestres. A galeria abaixo mostra um painel de avifauna, produzido pelo Laboratório de Turismo em Áreas Naturas (LabTAN) - UEPG, em parceria com o ICMBio, órgão gestor da Unidade Conservação.

 

   Além da fauna, diversas espécies de flora podem ser vistas na região, desde belas araucárias e imbuias até espécies de vegetação de campo rupestre, como a rainha do abismo (quase ameaçada de extinção), petúnias, bromélias, orquídeas, lírio vermelho (ameaçado de extinção), além das endêmicas pixiriquinha e o cacto-bolinha, ameaçado de extinção. A galeria abaixo mostra um painel de identificação de vegetação de campo rupestre das Furnas Gêmeas, produzido por Adriane Ribeiro da Silva, Marcos Marcondes Carneiro e Jéssica Camila Garcia Ribeiro e um mini guia de aves, produzido pelo LabTAN/UEPG, em parceria com o ICMBio.

  Passamos por cima das paredes da Furna Grande, e seguimos caminhando pelo campo rupestre até a Pedra da Onda. A Pedra da Onda é uma formação de relevo ruiniforme, verdadeira escultura natural no arenito feita por dissolução. Nesse Setor, há outras formações também, como o Naufrágio, a Pedra do Navio, o Bob Esponja, entre outras.

   Cruzamos o Rio Quebra Pedra e seguimos a caminhada pela margem direita do Rio, em trecho onde predomina a mata nativa, intercalando entre lajes com campo rupestre, mata de galeria e a floresta de araucárias, até chegar no topo do Buraco do Padre, onde há um belo visual da Furna e do Parque de Natureza.

Créditos: Cainã Folmann Forbeck, Guilherme Forbeck e Tiago Vieira

   Após a contemplação do Buraco do Padre por cima, caminhamos até o poço encantado, que é uma furna assoreada. No Poço Encantado, observamos o sumidouro que precede a cachoeira, chamado de Toca do Morcego.

Créditos: Laertes Soares

  Após o Poço Encantado, vamos para a Fenda da Freira. Na visitação, identificamos espeleotemas, espeleogens e algumas espécies de fauna cavernícola. Fazemos a visitação da Fenda da Freira devidamente equipados, com capacetes de espeleologia.

Créditos: Guilherme Forbeck / Alexandre Saad

  Seguimos em caminhada até o interior da Furna do Buraco do Padre, uma furna de arenito de beleza única, que possui em seu interior uma cachoeira de aproximadamente 30m, que ressurge do meio das rochas. O Buraco do Padre é um dos atrativos de maior visitação de nossa região, com infraestrutura para receber idosos e cadeirantes.

Créditos: Laertes Soares

   Caminhamos até o Café do Lobo, que serve alimentos e bebidas de qualidade. No local, há sanitários sempre higienizados. 

WhatsApp Image 2020-10-23 at 11.40.11 AM.jpeg

Créditos: Laertes Soares

  Fazemos, então uma última caminhada de cerca de 1 km até o Centro de Visitantes, com loja de souveniers. No Centro de Visitantes, o transfer nos aguarda para o retorno ao Refúgio das Curucacas.

IMG_6967GUSTAVO-PAITCH.redimensionado.jpg

Créditos: Gustavo Paitch

Material mínimo para a caminhada:

 

- Calçado fechado;

 

- 1,5L de Água para beber;

 

- Lanche de trilha;

 

- agasalho para frio;

 

- corta vento ou outro tipo de agasalho impermeável;

 

- boné / chapéu;

 

- protetor solar;

 

- Repelente de insetos;

 

- Lanterna;

 

- medicamentos de uso pessoal;

 

- máscara para uso e sobressalente (em saco plástico exclusivo);

 

- seu frasco de álcool gel 70%;

 

- saco de lixo.

INFORMAÇÕES GERAIS:

 

Percurso total: 10 km

 

Tempo médio: 08:00 h (caminhada + paradas para interpretação + pausas de descanso)

 

Classificação básica de dificuldade (CBME / FEMERJ): moderada superior

 

Tarifário (grupo mínimo de 3 participantes):
- R$ 210,00 - com visitação na Fenda da Freira

- R$ 170,00 - sem visitação na Fenda Freira

* Residentes de Ponta Grossa ganham desconto referente a meia entrada nos atrativos (Furnas do Passo do Pupo e Buraco do Padre).

 

O valor inclui:

 

- área de estacionamento,  no Refúgio das Curucacas Ecoturismo;

- Operadora credenciada CADASTUR;

- Condutor de turismo em Unidades de Conservação;

- Taxas de visitação (Furnas do Passo do Pupo, Buraco do Padre e Fenda da Freira);

- EPI para aventura segura: perneiras e capacetes de espeleologia;

- seguro individual para a atividade (Porto Seguro);

- transporte de retorno ao Refúgio das Curucacas.

 

contatos para informações:

- telefone / whatsapp: 42 99930-5500

- email: contato@refugiodascurucacas.com.br

   Clique no botão para assistir o programa Meu Paraná, da RPC (afiliada Globo do Paraná) sobre os Campos Gerais. 

   A previsão do tempo pode ser visualizada em nosso site, bem como imagens do radar do SIMEPAR.