logo-cabecalho-site-refu-v3_v2.png

ESCALADA EXPERIMENTAL NO SETOR DA ONDA

 

   No último domingo, 30/jul, realizamos a Escalada Experimental no Setor da Onda.

18 Setor da Onda_creditos.jpg

   Iniciamos o dia de Escalada Experimental com um briefing, contendo informações sobre a atividade, o local a ser praticado, seus cuidados,  biodiversidade, geodiversidade, conduta no ambiente natural, previsão do tempo e a escalada em si. Fizemos a aproximação para o setor de escalada, apreciando a paisagem dos dos Campos Gerais, com destaque especial para a linda parede rochosa da Furna Grande. Caminhamos os 350m de trilha até o Setor de Escalada, passando por formações de relevo ruiniforme, como a Pedra da Onda e o Naufrágio.

   Chegando ao Setor de Escalada da Onda,  apresentamos as primeiras vias de escalada, já equipadas para os participantes escalarem. Tod@s se equiparam para iniciar a escalada. A primeira via foi a Marola (IV). O número 4, em algarismo romano, representa a graduação de dificuldade da via, conforme o Sistema Brasileiro de Graduação de Vias (varia do I ao XIII grau).

   A via Marola foi excelente para que tod@s @s participantes começassem a entender a dinâmica da movimentação vertical. Depois da Via Marola (IV), tod@s @s participantes entraram na via Maré Baixa (IV sup), via com um toque a mais de dificuldade (meio grau acima da última via), forçando @s escaladores a ficar mais atent@s no equilíbrio, posicionamento dos pés, aderência da sapatilha na rocha e leveza nos movimentos. Nessa hora, a natureza começa a cobrar consciência corporal.

Créditos das fotos: Eda de Paula

   Equipamos, então, a via Maré de Lua (V), o maior desafio do dia para noss@s escaladores. Tod@s sentiram o aumento de dificuldade na escalada, mas cada participante trabalhou seus limites de uma forma diferente para superar o desafio que a via propõe.

Créditos das fotos: Eda de Paula

   A parede principal do Setor da Onda fica de frente para o oeste, possibilitando um belo visual do pôr do sol. E nesse dia não foi diferente. Encerramos a nossa tarde de Escalada Experimental com um belo pôr do sol. Fica a nossa gratidão a@s participantes Eda, Roger e Sonia! Até a próxima!!

Créditos das fotos: Eda de Paula