Refugio_das_Curucacas_logo_v2_curucacas_texto_bco.png

CIRCUITO ARQUEOLÓGICO FURNAS DO PASSO DO PUPO – PAIQUERÊ

 

   Em mais um roteiro autoral, conduzimos você e seu grupo por um belo circuito, para conhecer e contemplar aspectos ecológicos, geológicos, geomorfológicos e um pouco da riqueza arqueológica de nossa região, o Abrigo Paiquerê, sítio arqueológico com pinturas rupestres que datam de até 7000 anos antes do presente. A apresentação do Sítio Arqueológico é feita pel@s profissionais do Projeto ArqueoTrekking.

Créditos das fotos: Alessandro Chagas (Guia de turismo CADASTUR - Projeto Arqueotrekking)

   Nossa Caminhada começa no Refúgio das Curucacas Ecoturismo, seguindo pelo Corredor Ecológico do Rio Quebra Pedra (rio que forma a cachoeira do Buraco do Padre) e pela Furna do anfiteatro (onde pode ser avistada uma feição relacionada ao fenômeno "piping").

   Passamos pelo lado oeste da Furna Grande, onde pode-se avistar a bela parede de 72m de altura que existe em seu interior. A Furna Grande é um orifício crateriforme com cerca de 400m de diâmetro, formada por desabamento, causado pela circulação de água subterrânea através de fraturas. Como toda Furna de nossa região, Possui grande importância ecológica, já que conduz água em profundidade, recarregando o Aquífero Furnas. Apresenta microclima diferenciado, mais fresco que a parte externa, dada a presença de sombra, árvores e umidade.

   Acessamos A Pedra da Onda, formação de relevo ruiniforme, que representa características do intemperismo que ocorre nas rochas sedimentares da região. Além da Pedra da Onda, pode ser observado também o Naufrágio, outra formação de relevo ruiniforme.

      Seguindo para outras feições geomorfológicas, rumamos às Mesas de Pedra, e de lá, para a Cachoeira do Sumidouro, pequena queda d’água que precede uma sequência de sumidouros e ressurgências.

    A caminhada segue para o leste, até o Abrigo Paiquerê, abrigo natural de rocha usado por paleo índios para proteção, descanso e comunicação, através de desenhos e inscrições rupestres. O Abrigo foi encontrado em 2015, e assim denominado por representar o nome da Fazenda, Paiquerê, que significa "morada da felicidade".  O Sítio Arqueológico é apresentado pel@s profissionais do Projeto ArqueoTrekking.

   Visitamos o último atrativo de nossa caminhada, as Furnas Gêmeas. As Furnas Gêmeas são assim chamadas pela sua proximidade, separadas somente por uma espécie de ponte de pedra. O grupo mineral encontrado nas Furnas do Passo do Pupo é o Arenito Furnas. A Furna 1 (mais ao fundo, na imagem abaixo) possui 32m de profundidade e a Furna 2 possui cerca de 45m. Assim como a Furna Grande, São locais interessantes para a observação de aves, flora local e contemplação da paisagem.

   Retornamos, então, ao Refúgio das Curucacas Ecoturismo, para aquele descanso, sob o canto das Curucacas, no sossego da mata.

50 creditos.jpeg

Material mínimo para a caminhada:

 

- 1,5L de Água para beber;

 

- Lanche de trilha;

 

- corta vento ou outro tipo de agasalho impermeável;

 

- Repelente de insetos;

 

- Lanterna.

 

INFORMAÇÕES GERAIS:

 

Data / hora: Operamos mediante agendamento ou conforme nossa agenda

 

Percurso total:11 km

 

Tempo médio:6 horas

 

Contribuição: R$ 70,00

 

O valor inclui:

- área de estacionamento;

- operadora credenciada CADASTUR;

- guia de turismo CADASTUR, especialista em arte rupestre;

- condutor local;

- Taxas de visitação dos atrativos;

- EPI para aventura segura: perneiras; 

- seguro individual para a atividade.

 

contatos para informações:

- telefone / whatsapp: 42 99930-5500

- email: contato@refugiodascurucacas.com.br

   A previsão do tempo local pode ser visualizada em nosso site, bem como imagens do radar do SIMEPAR.