Refugio_das_Curucacas_logo_v2_curucacas_texto_bco.png

FURNA GRANDE

   A Furna Grande é um poço de abatimento (ou poço de desabamento) com 72m de profundidade e cerca de 400m de diâmetro. Sua parede oeste é rica em afloramentos do Arenito Furnas, com diferentes colorações e tonalidades. Abriga diversas espécies de aves, possui uma floresta de araucárias em seu interior e campos sulinos em seu entorno imediato, com sua típica vegetação, já mostrada no painel acima.

   Local interessante para a observação de aves, contemplação do pôr do sol e atividades ao ar livre (caminhadas por trilhas interpretativas, esportes e turismo de aventura).

 

   Na Furna Grande pratica-se a escalada (predominantemente tradicional). Os croquis dos Setores de Escalada da Área da Furna Grande estão disponíveis em nosso site. Operamos escalada experimental como experiência turística na Área da Furna Grande.

  A visitação nas Furnas do Passo do Pupo inicia no receptivo (Refúgio das Curucacas Ecoturismo, no Passo do Pupo), onde fazemos um briefing com as informações preliminares para a visitação, fornecemos o material de interpretação e EPI e é preenchido um Termo de Conhecimento de Riscos.

 

   O acesso pode ser feito com veículo ou por trilhas ecológicas.

 

   A taxa de visitação é de R$ 15,00 por visitante. Crianças de 7 a 11 anos pagam meia.

   Na visitação autoguiada é permitido o acesso na parte superior das Furnas. A visitação do interior das Furnas pode ser feita com um de nossos guias / condutores, preparados para apresentar a você essas belezas, com toda a segurança e respeito ao ecossistema.

 

   Há belas trilhas interpretativas que dão acesso à Furna Grande. São elas:

- Trilha Refúgio das Curucacas - Furna Grande (cor branca - pela borda do Corredor Ecológico do Rio Quebra Pedra);

- Trilha Refúgio das Curucacas - Furna Grande (cor laranja - pelo interior do Corredor Ecológico do Rio Quebra Pedra);

- Circuito Furnas do Passo do Pupo.

 

   É um bom ponto de interpretação da geodiversidade. Podem ser observadas feições como icnofósseis, estratificações cruzadas, fendas, além da própria Furna em si, que é uma feição incrível.

   A Furna Grande apresenta exuberante biodiversidade em seu interior e entorno imediato. Abriga diversas espécies de fauna (local propício para observação de aves) e de flora, havendo espécies ameaçadas de extinção, como o cactus-bolinha (parodia carambeiensis) e o lírio (Hippeastrum psittacinum). Abaixo é mostrado um painel interpretativo da vegetação campestre das Furnas Gêmeas, encontradas também na Furna Grande e outros atrativos naturais próximos.

Créditos: Adriane Ribeiro da Silva, Marcos Marcondes Carneiro, Jéssica Camila Garcia Ribeiro.

   Depois da visitação, recomendamos visitar o histórico Povoado Passo do Pupo.O Povoado conta com a Igreja Bom Jesus, que tem missa aos domingos, parquinho para as crianças e algumas festas tradicionais, como a Festa do Nosso Senhor Bom Jesus. O Povoado tem serviços, como a borracharia do Sandro, a serralheria do Paraílio, o Erasmo Construtor, o Bar Bom Jesus e a Mercearia da Nara (com boa diversidade de itens e excelente atendimento).

 

   Para quem segue para a Cachoeira da Mariquinha, recomendamos a Lanchonete Dolina's Lanches, que, além do excelente atendimento, serve aquele lanche no capricho e chopp bem gelado.