logo-cabecalho-site-refu-v3_v2.png

FURNA GRANDE

   A Furna Grande é um poço de abatimento (ou poço de desabamento) com 72m de profundidade e cerca de 400m de diâmetro. Sua parede oeste é rica em afloramentos do Arenito Furnas, com diferentes colorações e tonalidades. Abriga diversas espécies de aves, possui uma floresta de araucárias em seu interior e campo rupestre em seu entorno imediato. 

   Local interessante para a observação de aves, contemplação do pôr do sol, nascer da lua e atividades ao ar livre (caminhadas por trilhas interpretativas, esportes e turismo de aventura).

 

   Na Furna Grande pratica-se a escalada (predominantemente tradicional). Os croquis dos Setores de Escalada da Área da Furna Grande estão disponíveis em nosso site. Operamos escalada como experiência turística na Área da Furna Grande.

   Há belas trilhas interpretativas que dão acesso à Furna Grande. São elas:

- Trilha Refúgio das Curucacas - Furna Grande (cor branca - pela borda do Corredor Ecológico do Rio Quebra Pedra);

- Trilha Refúgio das Curucacas - Furna Grande (cor laranja - pelo interior do Corredor Ecológico do Rio Quebra Pedra);

- Circuito Furnas do Passo do Pupo.

 

   É um bom ponto de interpretação da geodiversidade. Podem ser observadas feições como icnofósseis, estratificações cruzadas, fendas, além da própria Furna em si, que é uma feição incrível.

   A visitação autoguiada é permitida somente na parte externa das Furnas, dada a sensibilidade da vegetação e riscos envolvidos. Para a visitação ao interior das Furnas, oferecemos um produto de experiência geoturística, a Imersão nas Furnas. Esse roteiro permite um contato ainda mais íntimo com a biodiversidade e geodiversidade de nossa região.

 

   As Furnas Gêmeas apresentam exuberante biodiversidade em seu interior e entorno imediato, abrigam diversas espécies de fauna (local propício para observação de aves) e de flora, havendo espécies ameaçadas de extinção, como o cacto-bolinha (parodia carambeiensis) e o lírio (Hippeastrum psittacinum). Abaixo são mostrados 2 materiais de interpretação que fornecemos para a experiência e três imagens de espécies de vegetação de campo rupestre.

Créditos: Painel de Vegetação e Mini guia de Aves (UEPG e ICMBio).

Créditos das fotos: Dartilene Silva

   Depois da visitação, recomendamos visitar o histórico Povoado Passo do Pupo.O Povoado conta com a Igreja Bom Jesus, que tem missa aos domingos, parquinho para as crianças e algumas festas tradicionais, como a Festa do Nosso Senhor Bom Jesus. O Povoado tem serviços, como os serviços de alimentação, borracharia do Sandro, serralheria do Paraílio, o Erasmo Construtor, o Bar Bom Jesus e a Mercearia da Nara (com boa diversidade de itens e excelente atendimento).