Refugio_das_Curucacas_logo_v2_curucacas_texto_bco.png

FURNA GRANDE

   A Furna Grande é um poço de abatimento (ou poço de desabamento) com 72m de profundidade e cerca de 400m de diâmetro. Sua parede oeste é rica em afloramentos do Arenito Furnas, com diferentes colorações e tonalidades. Abriga diversas espécies de aves, possui uma floresta de araucárias em seu interior e campos sulinos em seu entorno imediato, com sua típica vegetação, já mostrada no painel acima.

   Local interessante para a observação de aves, contemplação do pôr do sol e atividades ao ar livre (caminhadas por trilhas interpretativas, esportes e turismo de aventura).

 

   Na Furna Grande pratica-se a escalada (predominantemente tradicional). Os croquis dos Setores de Escalada da Área da Furna Grande estão disponíveis em nosso site. Operamos escalada experimental como experiência turística na Área da Furna Grande.

   Para a visitação na Furna Grande, é necessário preencher um Cadastro no Refúgio das Curucacas Ecoturismo, de onde partem as trilhas guiadas e autoguiadas, ou na Lanchonete Dolina's Lanches - Cachoeira da Mariquinha.

 

   O acesso pode ser feito com veículo ou por trilhas ecológicas.

 

   A taxa de visitação para acesso com veículo é de R$ 5,00 por visitante, por atrativo (Furnas Gêmeas / Furna Grande).

   Na visitação autoguiada é permitido o acesso na parte superior das Furnas. A visitação do interior das Furnas pode ser feita com um de nossos guias / condutores, preparados para apresentar a você essas belezas, com toda a segurança e respeito ao ecossistema.

 

   Há belas trilhas interpretativas que dão acesso à Furna Grande. São elas:

- Trilha Refúgio das Curucacas - Furna Grande (cor branca - pela borda do Corredor Ecológico do Rio Quebra Pedra);

- Trilha Refúgio das Curucacas - Furna Grande (cor laranja - pelo interior do Corredor Ecológico do Rio Quebra Pedra);

- Circuito Furnas do Passo do Pupo.

 

   É um bom ponto de interpretação da geodiversidade. Podem ser observadas feições como icnofósseis, estratificações cruzadas, fendas, além da própria Furna em si, que é uma feição incrível.

   A Furna Grande apresenta exuberante biodiversidade em seu interior e entorno imediato. Abriga diversas espécies de fauna (local propício para observação de aves) e de flora, havendo espécies ameaçadas de extinção, como o cactus-bolinha (parodia carambeiensis) e o lírio (Hippeastrum psittacinum). Abaixo é mostrado um painel interpretativo da vegetação campestre das Furnas Gêmeas, encontradas também na Furna Grande e outros atrativos naturais próximos.

Créditos: Adriane Ribeiro da Silva, Marcos Marcondes Carneiro, Jéssica Camila Garcia Ribeiro.

   Depois da visitação, recomendamos visitar o histórico Povoado Passo do Pupo.O Povoado conta com a Igreja Bom Jesus, que tem missa aos domingos, parquinho para as crianças e algumas festas tradicionais, como a Festa do Nosso Senhor Bom Jesus. O Povoado tem serviços, como a borracharia do Sandro, a serralheria do Paraílio, o Erasmo Construtor, o Bar Bom Jesus e a Mercearia da Nara (com boa diversidade de itens e excelente atendimento).

 

   Para quem segue para a Cachoeira da Mariquinha, recomendamos a Lanchonete Dolina's Lanches, que, além do excelente atendimento, serve aquele lanche no capricho e chopp bem gelado.