logo-cabecalho-site-refu-v3_v2.png

FURNAS GÊMEAS

  As Furnas Gêmeas são assim chamadas pela sua proximidade, separadas somente por uma espécie de ponte de pedra. O grupo mineral encontrado nas Furnas do Passo do Pupo é o Arenito Furnas. A Furna 1 (mais ao fundo, na imagem abaixo) possui 38m de profundidade e 93m de diâmetro principal. Já a  Furna 2 possui 54m e 82m de diâmetro .

   São locais interessantes para contemplação da paisagem e seu belo pôr do sol, observação da biodioversidade (fauna e flora locais), geodiversidade e atividades ao ar livre (caminhadas por trilhas interpretativas, esportes e turismo de aventura).

 

Captura de tela de 2019-05-03 13-35-52.redimensionado.png

Créditos da foto: Cauê Quadros (Alv's Garage)

   A visitação autoguiada é permitida somente na parte externa das Furnas, dada a sensibilidade da vegetação e riscos envolvidos. Para a visitação ao interior das Furnas, oferecemos um produto de experiência geoturística, a Imersão nas Furnas. Esse roteiro permite um contato ainda mais íntimo com a biodiversidade e geodiversidade de nossa região.

2018.04.08 100.jpeg

Créditos da foto: Alessandro Chagas (Projeto Arqueotrekking)

   A geodiversidade do local é rica; nas Furnas Gêmeas podem ser encontradas feições relacionadas à formação do arenito, ao intemperismo, e até mesmo fósseis de caminhos deixados por invertebrados marinhos (icnofósseis), que nos levam a refletir, voltando no tempo há mais de 400 milhões de anos atrás.

 

   As Furnas Gêmeas apresentam exuberante biodiversidade em seu interior e entorno imediato, abrigam diversas espécies de fauna (local propício para observação de aves) e de flora, havendo espécies ameaçadas de extinção, como o cacto-bolinha (parodia carambeiensis) e o lírio (Hippeastrum psittacinum). Abaixo são mostrados 2 materiais de interpretação que fornecemos para a experiência e três imagens de espécies de vegetação de campo rupestre.

Créditos: UEPG / ICMBio (mini guias de vegetação e avifauna). Guilherme Forbeck (fotos)