Refugio_das_Curucacas_logo_v2_curucacas_texto_bco.png

TRAVESSIA ARQUEOLÓGICA BURACO DO PADRE x CACHOEIRA DA MARIQUINHA

 

   Neste último domingo, 08 de dezembro, realizamos mais uma edição da Travessia Arqueológica Buraco do Padre x Cachoeira da Mariquinha. Uma caminhada por cachoeiras, sítios arqueológicos, furnas, remanescentes de campos sulinos, feições rochosas e de relevo, percorrendo 2 belos atrativos naturais de nossa região, Buraco do Padre e Cachoeira da Mariquinha. Operamos essa edição da Travessia em parceria com a Dolina's Lanches, no evento "I Festival Boi na Brasa".

79147828_3338442489559814_619036514000568320_o_JUDEU.jpg

Créditos da foto: Alessandro Chagas.

   Após a chegada de tod@s na Lanchonete Dolina's Lanches - Cachoeira da Mariquinha, embarcamos no "refugiomóvel" e fizemos o translado Mariquinha x Buraco do Padre. No Buraco do Padre, realizamos o briefing, momento em que apresentamos o roteiro do dia, e introduzimos alguns aspectos de biodiversidade, geodiversidade, espeleologia e arqueologia, além de apresentar os principais riscos e seus tratamentos, como o uso de equipamentos para proteção.

   Iniciamos nossa atividade com a caminhada até o interior da Furna "Buraco do Padre".    A Furna "Buraco do Padre" é uma bela furna de arenito que possui em seu interior uma cachoeira de aproximadamente 30m, que ressurge do meio das rochas. Feição única, o Buraco do Padre é um dos atrativos de maior visitação de nossa região, com infraestrutura para receber idosos e cadeirantes.

Créditos das fotos: Alessandro Chagas.

   Furnas são orifícios crateriformes, "poços de desabamento" formados pela circulação de água subterrânea através de fraturas. Possuem grande importância ecológica, já que conduzem água em profundidade, recarregando o Aquífero Furnas. Apresentam microclima diferenciado, mais fresco que a parte externa, dada a presença de sombra e umidade.

   Seguimos em travessia para o Abrigo Macarrão, ainda no Buraco do Padre. O Sítio Arqueológico possui pinturas rupestres de diferentes tradições, podendo datar de até 10000 anos antes do presente. A apresentação dos sítios arqueológicos é feita pelo Guia de Turismo, especialista em arte rupestre, Alessandro Chagas, do Projeto Arqueo Trekking.

Créditos das fotos: Alessandro Chagas e Guilherme Forbeck.

   Nosso condutor especialista em técnicas verticais fez breve explanação sobre o Setor de Escalada Macarrão, um dos principais setores de escalada esportiva da região. @s participantes puderam assistir a escalada de uma das duplas que lá estavam.

   

   Saímos, então, em Travessia até a Fazenda Conquista, onde localiza-se a Cachoeira da Mariquinha. 

Créditos das fotos: Alessandro Chagas e Guilherme Forbeck.

   Chegando na área da Cachoeira da Mariquinha, visitamos mais um Sítio Arqueológico com pinturas de tradição geométrica.

Créditos das fotos: Alessandro Chagas e Guilherme Forbeck.

   Fizemos então o Circuito Arqueológico da Cachoeira da Mariquinha, passando pelo Abrigo Morro do Castelo e Abrigo Cambiju, com pinturas rupestres de diferentes tradições, que datam de 4000 até 10000 anos antes do presente. 

Créditos das fotos: Alessandro Chagas e Guilherme Forbeck.

   Entre sítios arqueológicos, apreciamos a majestosa Cachoeira da Mariquinha, com seus 30 metros de queda d'água sobre uma base de rocha e areia, de rara beleza.

Créditos das fotos: Alessandro Chagas.

   Descemos até a Cachoeira, para aquele descanso merecido na areia da "praia fluvial" e a nossa despedida. 

   Agradecemos a tod@s @s participantes pela preferência, confiança e alto astral.

 

   Agradecemos também à nossa equipe de trilhas ecológicas pela excelência na operação, ao Projeto Arqueo Trekking e à equipe da Dolina's Lanches pela parceria de anos em nossas atividades.