Refugio_das_Curucacas_logo_v2_curucacas_texto_bco.png

Trilha Refúgio das Curucacas - Furna Grande

 

   Roteiro autoral do Refúgio das curucacas, esta trilha classifica-se como leve superior (classificação básica FEMERJ), com 3,5km (ida e volta), com a maior parte do traçado em contato com a mata nativa. Esta trilha margeia o corredor ecológico do Rio Quebra Pedra (rio que forma a cachoeira do Buraco do Padre). Há um trecho sinalizado com fitas refletivas vermelhas, que sinalizam a presença de abelhas; nesse trecho o silêncio é importante.

 

   A trilha Passa também por uma furna em formação, denominada anfiteatro (onde pode ser avistada uma feição relacionada ao fenômeno "piping").

 

   A variante "laranja" passa por dentro do corredor ecológico do Rio Quebra Pedra, possibilitanto maior contato com a fauna local. A trilha é mais fechada (não temos a intenção de abri-la, por questões ambientais), e exige mais atenção do visitante (de uma sinalização é possível enxergar a próxima). Trecho totalmente sombreado, bom tambem para dias de maior exposição ao sol.

Refugio_Trilha Refugio_Furna Grande_v3.redimensionado.jpg

   A Furna Grande tem cerca de 400m de diâmetro e 70m de altura. É uma ótima opção para contemplação da paisagem, observação de aves e pôr do sol. Pratica-se escalada na Furna Grande, onde há, atualmente, 18 vias de escalada.

   Para o roteiro autoguiado, sinalizamos a trilha Refúgio das Curucacas - Furna Grande, com fita refletiva branca, possibilitando aproveitar o espetáculo do pôr do sol até o fim, sem se preocupar com a orientação no período noturno. Nossa sinalização refletiva dá o suporte necessário para o retorno ao Refúgio.

 

Material mínimo recomendado:

- lanterna;

- agasalho;

- anoraque / corta vento / capa de chuva / agasalho impermeável;

- água.

 

Contribuição: R$ 10,00 (sem seguro, inclui perneiras + taxas de visitação e de manutenção de trilhas);

                          R$ 15,00 (com seguro, inclui perneiras + taxas de visitação e de manutenção de trilhas).

Para que se tenha uma referência das classificações utilizadas para nossas trilhas, abaixo é mostrada a tabela de classificação básica de trilhas (FEMERJ):

 

Refugio_classificacao basica de trilhas femerj.jpg