TRILHA AUTOGUIADA REFÚGIO das CURUCACAS - FURNA GRANDE
A Furna Grande é um poço de abatimento (ou poço de desabamento) com 72m de profundidade e cerca de 400m de diâmetro. Sua face leste é rica em afloramentos do Arenito Furnas, com diferentes colorações e tonalidades. Abriga diversas espécies de aves, possui uma floresta de araucárias em seu interior e campos sulinos em seu entorno imediato.
Boa opção para o pôr do sol, contemplação da paisagem, biodiversidade, geodiversidade e observação de aves.
Essa trilha classifica-se como leve superior (classificação básica FEMERJ / CBME), com 4,3km (ida e volta), e tem a maior parte do traçado em contato com a mata nativa. Esta trilha margeia o corredor ecológico do Rio Quebra Pedra (rio que forma a cachoeira do Buraco do Padre). Há um trecho sinalizado com fitas refletivas vermelhas, que sinalizam a presença de abelhas; nesse trecho o silêncio é importante.
A trilha passa por dentro de um bosque que chamamos de banho de floresta*.
* A técnica, que vem do japonês "Shinrin Yoku", propõe uma experiência meditativa, de silêncio, observação e trocas entre a pessoa e a natureza. Atualmente, a técnica é usada como forma de medicina preventiva, tendo mostrado resultados na diminuição de cortisol, o principal hormônio causador do estresse, e da pressão arterial, além de melhorias na concentração e imunidade.
Segue -se pela trilha branca, margeando a Furna do Anfiteatro, até chegar na Furna Grande. A Furna Grande é um poço de abatimento (ou poço de desabamento) com 72m de profundidade e cerca de 400m de diâmetro. Sua face leste é rica em afloramentos do Arenito Furnas, com diferentes colorações e tonalidades. Abriga diversas espécies de aves, possui em seu entorno a vegatação de campo rupestre (fitofisionomia do bioma cerrado) e em seu interior um fragmento da floresta ombrófila mista ou floresta de araucária (fitofisionomia do bioma mata atlântica).
Créditos: Laertes Soares
A biodiversidade da região pode ser apreciada na fauna e flora. diversas espécies de aves podem ser observadas na região, e, com sorte, alguns mamíferos terrestres. Abaixo é mostrado o mini guia de aves do PARNA dos Campos Gerais, produzido pelo LabTAN / UEPG em parceria com o ICMBio.
Créditos: Mini guias de Aves (LabTAN / UEPG e ICMBio).
Duas primeiras imagens de aves (Laertes Soares) e duas últimas (Guilherme Forbeck)
Além da fauna, diversas espécies de flora podem ser vistas na região, desde belas araucárias e imbuias até espécies de campo rupestre, como a rainha do abismo, petúnias, bromélias, orquídeas, além das endêmicas pixiriquinha e o cacto-bolinha, ameaçado de extinção.
Créditos: UEPG / ICMBio (mini guia de vegetação). Guilherme Forbeck (fotos)
Material mínimo para a caminhada:
- Calçado fechado;
- 1,0L de Água para beber;
- Lanche de trilha (se julgar necessário);
- agasalho para frio;
- corta vento ou outro tipo de agasalho impermeável;
- boné / chapéu;
- protetor solar;
- Repelente de insetos;
- Lanterna;
- medicamentos de uso pessoal;
- máscara para uso e sobressalente (em saco plástico exclusivo);
- seu frasco de álcool gel 70%;
- saco de lixo.
INFORMAÇÕES GERAIS:
Percurso total: 4,3 km
Tempo médio: 01:20 h de caminhada + tempo de contemplação
Classificação básica de dificuldade (CBME / FEMERJ): leve superior
Contribuição: R$ 30,00 (entrada no Parque). Temos política de meia entrada para residentes em Ponta Grossa (com comprovação) e crianças de 7 a 11 anos. Aceitamos pagamento em PIX, cartão e em espécie. Damos preferência ao PIX.
Estão incluídos:
- Local para o automóvel no Refúgio das Curucacas Ecoturismo;
- Entrada e manutenção de trilhas nos atrativos;
- EPI para aventura segura: perneiras;
- seguro individual, facultativo.
contatos para informações:
- telefone / whatsapp: 42 99930-5500
- email: contato@refugiodascurucacas.com.br
Para que se tenha uma referência das classificações utilizadas para nossas trilhas, abaixo é mostrada a tabela de classificação básica de trilhas (CBME / FEMERJ):