Refugio_das_Curucacas_logo_v2_curucacas_texto_bco.png

TRILHA AUTOGUIADA REFÚGIO das CURUCACAS - FURNAS GÊMEAS

 

   As Furnas Gêmeas são poços de desabamento, assim chamadas pela sua proximidade, separadas somente por uma espécie de ponte de pedra. O grupo mineral encontrado nas Furnas do Passo do Pupo é o Arenito Furnas. A Furna 1 (à esquerda, na imagem abaixo) possui 38m de profundidade e a Furna 2 possui cerca de 53m.

 

   Boa opção para o pôr do sol, contemplação da paisagem, biodiversidade, geodiversidade e observação de aves.

 

WhatsApp Image 2020-08-12 at 10.45.45 PM.jpeg

Créditos: Laertes Soares

  A visitação nas Furnas do Passo do Pupo inicia no receptivo (Refúgio das Curucacas Ecoturismo, no Passo do Pupo), onde fazemos um briefing com as informações preliminares para a visitação, fornecemos o material de interpretação e é preenchido o Termo de Conhecimento de Riscos. Para ganhar tempo, é possível trazê-lo impresso e preenchido (precisamos somente das páginas 1 e 2 impressas).

  Esta trilha está sinalizada com fitas refletivas na cor amarela e classifica-se como leve (classificação básica FEMERJ), com 3km (ida e volta).

 

   A trilha inicia no Refúgio das Curucacas, seguindo por um "val", um fundo de vale, seco, onde tem o primeiro passador (colchete). A partir daí, segue-se margeando o val até iniciar a subida que margeia uma fenda, com mata ciliar em sua borda. Ao final da subida, transpõe-se o segundo passador (à esquerda), e, seguindo a sinalização amarela, chega-se nas Furnas GÊmeas.

 

   A visitação do interior das Furnas Gêmeas só pode ser feita com um de nossos guias / condutores cadastrados, com número reduzido de participantes, para evitar causar impacto ambiental significativo na vegetação do interior, mais sensível ao pisoteio.

   A biodiversidade da região pode ser apreciada na fauna e flora. diversas espécies de aves podem ser observadas na região, e, com sorte, alguns indivíduos terrestres, como o cachorro-vinagre, gato-do-mato, lebre, veado e até mesmo a suçuarana. Abaixo é mostrado o mini guia de aves do PARNA dos Campos Gerais, produzido pelo LabTAN / UEPG em parceria com o ICMBio. Clicando na seta à direita, podem ser vistas fotos de aves da região.

Créditos: Mini guias de Aves (LabTAN / UEPG e ICMBio).

Duas primeiras imagens de aves (Laertes Soares) e duas últimas (Guilherme Forbeck)

   Além da fauna, diversas espécies de flora podem ser vistas na região, desde belas araucárias e imbuias até espécies de campos rupestres, como a rainha do abismo, petúnias, bromélias, orquídeas, além das endêmicas pixiriquinha e o cacto-bolinha, ameaçado de extinção.

Créditos: UEPG / ICMBio (mini guia de vegetação). Guilherme Forbeck (fotos)

   Este roteiro é oferecido na forma guiada e autoguiada.

 

   Para o roteiro autoguiado, sinalizamos a trilha Refúgio das Curucacas - Furnas Gêmeas com fita refletiva amarela, possibilitando aproveitar o espetáculo do pôr do sol até o fim, sem se preocupar com a orientação com pouca luz. Nossa sinalização refletiva dá o suporte necessário para o retorno ao Refúgio.

 

Contribuição: R$ 15,00. Crianças de 7 a 11 anos pagam meia.

Material mínimo para a caminhada:

 

- Calçado fechado;

 

- 1,0L de Água para beber;

 

- Lanche de trilha (se julgar necessário);

 

- agasalho para frio;

 

- corta vento ou outro tipo de agasalho impermeável;

 

- boné / chapéu;

 

- protetor solar;

 

- Repelente de insetos;

 

- Lanterna;

 

- medicamentos de uso pessoal;

 

- máscara para uso e sobressalente (em saco plástico exclusivo);

 

- seu frasco de álcool gel 70%;

 

- saco de lixo.

Para que se tenha uma referência das classificações utilizadas para nossas trilhas, abaixo é mostrada a tabela de classificação básica de trilhas (CBME / FEMERJ):

 

Trilha Refugio-FurnasGemeas_v4-03.jpg