Refugio_das_Curucacas_logo_v2_curucacas_texto_bco.png

FURNAS DO PASSO DO PUPO

 

   Furnas são orifícios crateriformes, "poços de desabamento" formados pela circulação de água subterrânea através de fraturas. Possuem grande importância ecológica, já que conduzem água em profundidade, recarregando o Aquífero Furnas. Apresentam microclima diferenciado, mais fresco que a parte externa, dada a presença de sombra, árvores e umidade.

 

   Existem diversas Furnas em nossa região, sendo que a grande maioria delas encontra-se dentro da chamada Depressão de Vila Velha, na qual o nosso Povoado Passo do Pupo está inserido. No Passo do Pupo, observam-se diversas feições de abatimento, sendo que as principais são as Furnas Gêmeas e a Furna Grande, que são furnas "secas", que ainda não atingiram o lençol freático. Ambas possuem rara beleza, interessantes para a observação de aves, contemplação da paisagem, caminhadas ao ar livre e escalada.

   São locais interessantes para contemplação da paisagem e seu belo pôr do sol, observação da biodioversidade (fauna e flora locais), geodiversidade e atividades ao ar livre (caminhadas por trilhas interpretativas, esportes e turismo de aventura).

 

   Para a visitação nas Furnas do Passo do Pupo, é necessário preencher um Cadastro no Refúgio das Curucacas Ecoturismo, de onde partem as trilhas guiadas e autoguiadas, ou na Lanchonete Dolina's Lanches - Cachoeira da Mariquinha.

 

   O acesso pode ser feito com veículo ou por trilhas ecológicas.

 

   A taxa de visitação para acesso com veículo é de R$ 5,00 por visitante, por atrativo (Furnas Gêmeas / Furna Grande).

   Para conhecer mais sobre cada uma das Furnas do Passo do Pupo, clique na respectiva imagem, abaixo:

FURNAS GÊMEAS

FURNA GRANDE

Créditos das fotos: Cauê Quadros (Alv's Garage)

   Na visitação autoguiada é permitido o acesso na parte superior das Furnas. A visitação do interior das Furnas pode ser feita com um de nossos guias / condutores, preparados para apresentar a você essas belezas, com toda a segurança e respeito ao ecossistema.

   Depois da visitação, recomendamos visitar o histórico Povoado Passo do Pupo.O Povoado conta com a Igreja Bom Jesus, que tem missa aos domingos, parquinho para as crianças e algumas festas tradicionais, como a Festa do Nosso Senhor Bom Jesus. O Povoado tem serviços, como a borracharia do Sandro, a serralheria do Paraílio, o Erasmo Construtor, o Bar Bom Jesus e a Mercearia da Nara (com boa diversidade de itens e excelente atendimento).

 

   Para quem segue para a Cachoeira da Mariquinha, recomendamos a Lanchonete Dolina's Lanches, que, além do excelente atendimento, serve aquele lanche no capricho e chopp bem gelado.