Refugio_das_Curucacas_logo_v2_curucacas_texto_bco.png

FURNAS DO PASSO DO PUPO

   As Furnas do Passo do Pupo fazem parte do Parque Nacional dos Campos Gerais, sendo o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) o órgão gestor da Unidade de Conservação Federal.

   Furnas são orifícios crateriformes, "poços de desabamento" formados pela circulação de água subterrânea através de fraturas. Possuem grande importância ecológica, já que conduzem água em profundidade, recarregando o Aquífero. Apresentam microclima diferenciado, mais fresco que a parte externa, dada a presença de sombra, árvores e umidade.

Selo-sem-fundo-e-sem-sombra.png

   Existem diversas Furnas em nossa região, sendo que a grande maioria delas encontra-se dentro da chamada Depressão de Vila Velha, na qual o nosso Povoado Passo do Pupo está inserido. No Passo do Pupo, observam-se diversas feições de abatimento, sendo que as principais são as Furnas Gêmeas e a Furna Grande, que são furnas "secas", por ainda não terem atingido o aquífero. 

   São locais interessantes para contemplação da paisagem, o belo pôr do sol, observação astronômica, observação da biodioversidade (fauna e flora locais), geodiversidade e atividades ao ar livre (caminhadas por trilhas interpretativas, esportes e turismo de aventura).

WhatsApp Image 2020-08-12 at 10.45.45 PM.jpeg

Créditos: Laertes Soares

   A visitação nas Furnas do Passo do Pupo inicia no receptivo (Refúgio das Curucacas Ecoturismo, no Passo do Pupo), onde é preenchido um Termo de Conhecimento de Riscos e feito o briefing (conjunto de informações preliminares) para a visitação nos atrativos.

 

    O vídeo abaixo mostra a primeira parte do briefing (descrição detalhada do Circuito Furnas do PAsso do Pupo).

   Como a visitação se dá no interior de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral (Parque Nacional dos Campos Gerais), não é permitida a entrada com animais domésticos. Animais domésticos podem interferir na dinâmica da fauna local, causando desequilíbrio. Também não é permitido o consumo de bebida alcoólica no Parque. 

   Clicando no botão abaixo, você pode baixar, ler previamente o Termo de Conhecimento de Riscos, e para ganhar tempo, já trazê-lo impresso e preenchido (precisamos somente das páginas 1 e 2 impressas).

   A visitação pode ser feita por trilhas ecológicas, guiadas ou autoguiadas, ou ainda pode ser feita a aproximação com veículo até as áreas de estacionamento, no interior da fazenda.

 

   A taxa de visitação é de R$ 20,00 por visitante. Crianças de 7 a 11 anos pagam meia. 

 

   A visitação autoguiada é permitida somente na parte externa das Furnas, dada a sensibilidade da vegetação e riscos envolvidos. A visitação na parte interna é feita com nossos guias e condutores, preparados para apresentar a você essas belezas, com toda a segurança e respeito ao ecossistema, mediante agendamento prévio.

 

   No sábados, domingos e feriados, nossos condutores e/ou guias de turismo estarão no alto das Furnas Gêmeas, aguardando você para a imersão nas Furnas Gêmeas (Furna 1), tendo um contato mais íntimo com a biodiversidade e geodiversidade de nossa região. Não é necessário agendamento. A Imersão nas Furnas Gêmeas tem um valor adicional de R$ 20,00.

 

   As caminhadas autoguiadas são mostradas abaixo:

- Trilha Refúgio x Furnas GÊmeas (3 km);

- Trilha Refúgio x Furna Grande (4 km);

- Circuito Furnas do Passo do Pupo (5,4 km).

 

   Horário de funcionamento:

- segunda-feira: das 09:00h às 19:00h

- terça-feira:      das 09:00h às 19:00h

- quarta-feira:    Parque fechado

- quinta-feira:   das 09:00h às 19:00h

- sexta-feira:       das 09:00h às 19:00h

- sábado:              das 09:00h às 19:00h

- domingo:         das 09:00h às 19:00h

 

   Os melhores horários para caminhar são:

- Em dias quentes: início e final do dia (o pôr do sol é lindo nas Furnas Gêmeas e Furna Grande);

- Em dias frios: qualquer período do dia (trazer agasalho, porque nossa região é mais fria que a cidade de Ponta Grossa).

 

   Para conhecer mais sobre cada uma das Furnas do Passo do Pupo, clique na respectiva imagem, abaixo:

FURNAS GÊMEAS

FURNA GRANDE

Créditos das fotos: Cauê Quadros (Alv's Garage)

   Depois da visitação, recomendamos visitar o histórico Povoado Passo do Pupo. O Povoado conta com a Capela Bom Jesus, que tem missa aos domingos, parquinho para as crianças e algumas festas tradicionais, como a Festa do Nosso Senhor Bom Jesus. O Povoado tem serviços, como a serralheria e lanchonete-container do Paraílio, a borracharia do Sandro, o Erasmo Construtor, a Mercearia da Nara (com boa diversidade de itens e excelente atendimento), o Bar Bom Jesus e o trailer de lanches da Geisely.

 

   Para quem segue para a Cachoeira da Mariquinha, recomendamos a Lanchonete Dolina's Lanches, que, além do excelente atendimento, serve aquele lanche no capricho e chopp bem gelado.